Edilene Lopes

Coluna da Edilene Lopes

Veja todas as colunas

Mesmo com decisão mantendo professores civis em trabalho remoto, Colégio Militar retoma aulas

21/09/2020 às 04:49

Não teve protesto, denúncia, nem decisão judicial que impedisse a volta às aulas presenciais no Colégio Militar administrado pelo Exército em Belo Horizonte. Nesta segunda-feira, os alunos que foram à escola, no bairro São Francisco, região da Pampulha, entraram e, segundo alguns pais, assistiram a palestras no auditório. O retorno será gradual ao longo dos próximos 15 dias.

No final de semana, o  Sindicato dos Trabalhadores Ativos Aposentados e Pensionistas no Serviço Público Federal em Minas Gerais conseguiu uma tutela antecipada na Justiça proibindo os professores civis de retornarem ao trabalho presencial, o que poderia inviabilizar a retomada das aulas. Diante da decisão, o Colégio resolveu convocar os professores militares para as atividades presenciais e manter os civis em casa. A justificativa do Sindicato para recorrer à Justiça foi que as aulas já estavam ocorrendo de forma remota e estava funcionando. Ainda segundo, Jussara Griffo, que representa a entidade, além do risco de contágio, o sindicato levou em conta que nem a capital nem o estado deliberaram sobre o retorno ou sobre o protocolo de volta às aulas.

Apesar de o colégio estar dentro do município e as cidades serem autônomas nas regras de combate à pandemia, cada poder tem autonomia para definir as normas para seus órgãos e o Exército pertence as Forças Armadas, assim como a marinha e a Força Área e são instituições nacionais, seguem os comandos do presidente da república Jair Bolsonaro. 

MPF

O Ministério Público Federal na sexta-feira também havia dado um prazo de 24 horas para que o Colégio justificasse o plano de retorno e a direção da unidade respondeu em um documento de 12 páginas, explicando que o exército analisou o que ocorreu em outros países, que retornaram, em média, 67 das após o início da pandemia, que estão acompanhando os números da capital, que flexibilizaram horário de chegada e de saída para garantir higienização, que compram materiais e equipamentos para garantir desinfecção, que o uso de máscaras e obrigatório e que profissionais que vão lidar direto com os alunos estão sendo testados.

Ainda segundo o colégio, alunos do grupo de risco poderão continuar a distância e ninguém terá o aprendizado prejudicado. O MPF está analisando a reposta e qual providência será tomada. A reportagem da Itatiaia teve acesso exclusivo à reposta do exército ao MPF algumas. 

Dentre as justificativas, a direção afirma que shoppings, bares e até a feira hippie que tiveram atividades suspensas junto com as escolas já tiveram autorização para retornar.


 
Protocolo estadual de volta às aulas 

Apesar de o governo não confirmar os rumos de autorização para retomada das aulas em Minas no mês de outubro, o governador disse na sexta-feira que, durante uma participação nas aulas à distância na Rede Minas que, em breve, com segurança, teremos  novidades e, em entrevista exclusiva à Itatiaia o secretário geral do governo de Minas Mateus Simões disse que mês que vem, provavelmente, todas as regiões estarão na Onda Verde do programa Minas Consciente, o que é um bom indicativo para o retorno. Ele disse ainda que o anúncio do protocolo deve ser feito com antecedência, embora não haja confirmação oficial, não estar descartada a possibilidade de o anúncio ocorrer nos próximos dias.

Professora de Janaúba homenageada

A TV Escola, que é um canal de televisão gerido pela Associação de Comunicação Educativa Roquette Pinto  (Acerp), lança hoje às 21h o documentário que conta a história da professora Heley de Abreu Silva Batista, que no último mês completaria 46 anos e morreu no incêndio do qual salvou 25 crianças de uma creche em Janaúba em outubro de 2017.

A Acerp é uma organização social independente, de direito privado, responsável pela produção do conteúdo exibido diariamente no canal. A Associação chegou a fazer parte do Ministério da Educação, mas desde 2015, mantém apenas contrato de gestão para produção de conteúdo e gestão operacional. Link do canal: https://tvescola.org.br/

*As definições de palavras do dia a dia da política que citamos aqui você encontra no do ABC da Política, para consulta e compartilhamento, no Instagram @reporteredilenelopes.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    'O projeto introduz dispositivos claros e objetivos, com penalidade para aqueles que prestarem informações falsas ou deixarem de executar as medidas compensatórias', defend...

    Acessar Link