Emanuel Carneiro

Coluna do Emanuel Carneiro

Veja todas as colunas

Sinais de melhora

Para começar setembro...

02/09/2019 às 12:27

Flickr Palmeiras

Dá para perceber que há um sopro de melhora na qualidade técnica do atual futebol brasileiro.

A certeza mais visível é o crescimento técnico do Flamengo, com contratações pontuais e a chegada do português Jorge Jesus com ideias mais amplas e claras.

Sem poupar jogadores, indo a campo sempre com o que tem de melhor, os resultados aparecem com naturalidade.

O outro caso é o do Grêmio, onde Renato Gaúcho recuperou jogadores com carimbo de duvidosos e tem colocado em campo um “time bom e com vontade de ganhar,” usando suas próprias palavras.

Renato deixa no banco jogadores como Luan, Tardelli e bota pra correr o ex-Cruzeiro Alisson, decisivo nas últimas vitórias.

Existem bons profissionais espalhados por outras equipes e no caso local do Cruzeiro e Atlético há espaço para crescer e tempo para se livrar de jogadores caros na folha, pagar compromissos e terminar o ano da melhor maneira possível. 

Rogério Ceni começa a apostar na juventude. Rodrigo Santana, cujas opções de banco são escassas, luta em duas frentes e carece de jogadores mais qualificados no time titular.

Há também um outro fato importante a ser considerado. Com a chegada do VAR (que ainda precisa de mais rapidez nas decisões), o lado desleal dos jogos começa a desaparecer e os jogadores agora pensam duas vezes antes de cometerem faltas violentas ou simular pênaltis com caídas na grande área (herança de Neymar).

A Libertadores, Copa do Brasil, Sul Americana entram em fase decisiva com times bem armados jogando um futebol mais limpo, com menos faltas e mais bola correndo. Sinais de melhora.

Esta seria a boa notícia para começar setembro. 

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    ⚽️ Jogador afirmou não guardar mágoa do Cruzeiro e disse que tem amigos no clube celeste.

    Acessar Link