José Lino Souza Barros

Coluna do José Lino Souza Barros

Veja todas as colunas

Direto da quarentena: o 1º Lysoform a gente nunca esquece

Do publicitário Nizan Guanaes

31/03/2020 às 11:11
Ouça na Íntegra
00:00 00:00

Passo os olhos pela bancada do banheiro e vejo tanto produto que não preciso. Aí, vejo o essencial, o indispensável Lysoform. E pensar que até outro dia eu não conhecia Lysoform. Boto os mantras do Dalai Lama e fico limpando meu banheiro, o chuveiro, a maçaneta. (...)

Vou começar a ler o "Decameron", que Boccaccio escreveu no século 14 e que relata o cotidiano de dez pessoas trancadas numa vila italiana contando histórias umas às outras para passar o tempo pois estão fugindo da peste em Florença. Esta quarentena será o que fizermos dela. Ela será uma para quem fica matando o tempo e outra se você não matar e sim nascer com o tempo. Dizem que William Shakespeare escreveu "Rei Lear" e "Macbeth" numa quarentena. Isaac Newton fez descobertas incríveis numa quarentena. E eu usei o Google para pegar esses dados e parecer bem culto! (...)

Hoje é terça-feira de quarentena. Só que ela é igual ao sábado, ao domingo. Os minutos têm 60 segundos, as horas têm 60 minutos, o dia tem 24 horas. Tenho dedicado o meu dia a dia para pensar neste mundo parado e de ruas desertas, o que aconteceu, o que nos trouxe até aqui e que lição nós vamos tirar desta maluquice letal. A reflexão de hoje direto da quarentena é que o que é importante na vida é essencial na vida, ou então, não é importante. Lysoform e produtos desinfetantes são importantes. (...)

Abandonar meu hábito de roer a unha é vital. Acreditar em Deus, para mim, é fundamental, porque evita que a gente se ache Deus. E nós, humanos, estamos achando que somos Deus. (...)

Essencial vai ser buscar o que realmente é essencial. Essencial é pensar no outro, do que será o coronavírus na favela. Essencial é acabar essa desigualdade social infame. Essencial é saúde, amor, família, amigos. Essencial é transformar a quarentena em quaresma. Não é coincidência que estejam acontecendo no mesmo período. Deus está mandando uma mensagem de Páscoa, e a mensagem não é compre um ovo de Páscoa.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    ⚽️ Jogador afirmou não guardar mágoa do Cruzeiro e disse que tem amigos no clube celeste.

    Acessar Link