Rômulo Ávila

Coluna do Rômulo Ávila

Veja todas as colunas

Cruzeiro tem o melhor time da Série B

06/03/2020 às 07:03

 Bruno Haddad/Cruzeiro

O fracassado Cruzeiro de 2019 é o melhor exemplo de que ter um bom elenco não é sinônimo de sucesso. Faço essa ressalva para evitar qualquer interpretação equivocada sobre a conclusão que cheguei após analisar os 20 clubes da Série B 2020: o Cruzeiro tem, disparado, o melhor time da Segunda Divisão.

Apesar da grave crise financeira e do processo de reconstrução do clube, nenhum time da Série B tem jogadores como Fábio, Marcelo Moreno, Léo, Robinho, Jean e até mesmo Edílson (péssimo exemplo fora de campo). Para se ter uma noção do nível da Segunda Divisão, além do América, o elenco que mais chamou minha atenção foi o da Ponte Preta, que tem atletas como o ala/lateral Apodi e o centroavante Roger.  

Isso não significa que o Cruzeiro encontrará uma mamata pela frente. Muito pelo contrário. A Série B tem características próprias e, muitas vezes, o jogo físico supera o técnico. O que estou querendo dizer é que a Raposa só não volta à Série A se algo de muito errado (como atraso de pagamento e brigas políticas) ocorrer. 

De todos os clubes considerados grandes que foram rebaixados recentemente, apenas o Fluminense não subiu no ano seguinte. Aliás, o tricolor conseguiu a proeza de cair para a Série C e só subiu em razão de uma virada de mesa histórica (mas isso é assunto para outra coluna).

O único ponto que pode sair da curva na caminhada celeste rumo à Série A é o técnico Adilson Batista, que conseguiu um trabalho de destaque há mais de 10 anos, quando levou o Cruzeiro à final da Libertadores. Desde então, passou por vários clubes, acumulou demissões e está marcado por ter treinado vários rebaixados. 

Mas o principal problema do treinador nem é esse histórico desastroso. Adilson é teimoso, acha que somente ele entende de futebol e parece ter mania de perseguição do tipo 'tudo e todos contra mim'. A insistência em escalar determinados jogadores e a falta de humildade para admitir erros são outros problemas do treinador que, assim como o clube, busca se reinventar.

O Cruzeiro está no caminho certo e tem tudo para voltar à Série A em 2021. Se Adilson não puder ajudar, basta não atrapalhar. Afinal, ele precisa muito mais do Cruzeiro do que o clube dele.  


 

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Em meio ao avanço da doença, Brasil continua sem um titular no comando do Ministério da Saúde.

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Jornalista decidiu voltar à Record TV, após ter ajudado a implantação da emissora americana CNN no Brasil.

    Acessar Link