Rômulo Ávila

Coluna do Rômulo Ávila

Veja todas as colunas

Tiro no escuro

03/01/2020 às 11:52

Divulgação/ Seleção Venezuela

A moda de treinador estrangeiro no Brasil fez o Atlético atirar no escuro. A chegada de Rafael Dudamel pode dar certo, porém a possibilidade de ser um fiasco é bem mais provável.

O ex-goleiro da seleção venezuelana nunca trabalhou como técnico fora do seu país. Por isso, não sabe o que é pressão por resultados, com cobranças pesadas da torcida, diretoria e imprensa. No Atlético é assim. Será o principal desafio do treinador.

Apesar da carreira curta como técnico, Dudamel tem a seu favor experiências marcantes como atleta fora da Venezuela. Teve sucesso no futebol colombiano, onde defendeu clubes conhecidos no futebol Sul-Americano: Independiente Santa Fe, Deportivo Cali, América de Cali e Millonarios. Também atuou pelo futebol argentino, onde defendeu o Quilmes, e na África do Sul. É considerado um dos principais jogadores da história da Venezuela, país considerado, por muito tempo, saco de pancadas na América do Sul.

O respeito que a seleção venezuelana ganhou recentemente tem relação direta com o trabalho Dudamel. O trabalho dele começou no sub-17 e passou pelo sub-20, onde conseguiu os melhores resultados: classificou a Venezuela para o Mundial de Clubes de 2017 e terminou a competição como vice ao perder por 1 a 0 para a Inglaterra. Acho que o destaque alcançado pelo treinador na base teve peso decisivo na escolha da diretoria do Atlético.

Na equipe principal, colocou a Venezuela em duas quartas-de-final de Copa América. Além disso, venceu a Argentina de Messi, por 3 a 1, em amistoso disputado em março do ano passado.

O esquema tático adotado pelo treinador me agrada. É o velho e bom 4-3-3, com jogadores de velocidade (antigos pontas) abertos quando o time está com a bola. Quando o adversário ataca, os pontas fazem a recomposição no meio.

Dudamel não chega a ser retranqueiro, nem ofensivo. É adepto da transição rápida quando retoma a bola. É uma boa estratégia, ainda mais contra adversário superior tecnicamente.

Apesar de ser uma aposta arriscada, Dudamel tem qualidades e pode surpreender. Afinal, não é impossível o tiro no escuro acertar o alvo.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    A semana fechou com uma média diária de 608 mortos por covid-19 nos EUA. #Itatiaia

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    As unidades encontradas pertecem aos lotes contaminados por mono e dietilenoglicol. #Itatiaia

    Acessar Link