Notícias

Em alerta por risco geológico, Belo Horizonte amanhece com chuva nesta terça-feira 

Por Redação , 11/02/2020 às 06:51
atualizado em: 11/02/2020 às 08:19

Texto:

Foto: Rômulo Ávila/Itatiaia
Rômulo Ávila/Itatiaia

Chove em várias regiões de Belo Horizonte nesta terça-feira. Alerta da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa Civil da capital divulgado nesta manhã informa que a chuva deve ser moderada nas próximas horas. “Redobre a atenção e busque um local seguro”, orienta.

Apesar da previsão de chuva de baixa intensidade, o risco de deslizamento aumenta, já que o solo está encharcado, é o chamado risco geológico. Fevereiro já registra mais do que 60% do volume de chuvas que eram esperadas para todo o mês.  

A Defesa Civil foi acionada 5.587 vezes pela população nesta ano, que registrou o janeiro mais chuvoso da história. A maioria das solicitações foi para deslizamento de encosta (973) e risco de deslizamento de encosta (701). 

Próximos dias 

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), entre quarta (12) e quinta-feira (13) são esperados temporais em Belo Horizonte .A Defesa Civil também confirma a possibilidade. O volume estimado para o período, conforme o órgão, pode superar os 100 milímetros, com rajadas de vento ocasionais de até 55 km/h.

Isso ocorre devido ao avanço de uma frente fria em Minas Gerais. O fenômeno causou estragos em São Pualo. Entre a noite desse domingo (9) e a madrugada desta segunda-feira, uma forte chuva devastou a capital paulista. Vias foram alagadas, causando interdição em vários pontos. Aulas de 37 escolas estaduais também foram suspensas.

Previsão da Defesa Civil para a semana em BH:

Terça-feira (11): Céu nublado a encoberto com pancadas de chuva, trovoadas, raios e rajadas de vento em torno de 50 km/h. Volume estimado: 30 a 50 milímetros.

Quarta-feira (12): Céu encoberto com pancadas de chuva, trovoadas, raios e rajadas de vento em torno de 50 km/h. Volume estimado: 50 a 70 milímetros

Quinta-feira (13): Céu nublado a encoberto com pancadas de chuva, trovoadas, raios e rajadas de vento em torno de 50 km/h. Volume estimado: 50 a 70 milímetros.

Sexta-feira (14): Céu nublado com pancadas de chuva, trovoadas, raios e rajadas de vento em torno de 50 km/h. Volume estimado: 20 a 30 milímetros.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    "A família me procurou no início do mês, estava preocupada por ele estar sem advogado", explicou o advogado #itatiaia

    Acessar Link