Notícias

Aumento de casos de covid-19 na Europa ameaça levar mais países a adotarem lockdown

Irlanda começou novo lockdown, Alemanha vê aumento sério de casos e Roma prometeu decretar fechamento caso número de infecções ultrapasse 2.300 por dia - hoje está em 1.250

Por Estadão Conteúdo, 22/10/2020 às 15:30
atualizado em: 22/10/2020 às 18:16

Texto:


O aumento das contaminações de coronavírus no continente europeu tem feito vários países restringirem as medidas de circulação de pessoas e ameaçarem lockdowns pontuais. Nos últimos dias, nações como Reino Unido, França, Irlanda, Itália, Alemanha, República Checa e Bélgica elevaram as restrições para evitar o avanço da segunda onda da pandemia.

A Alemanha registrou 11.300 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, o número mais elevado desde o início da pandemia, segundo dados do Instituto Robert Koch. O total de contágios se aproxima de 400 mil, com 9.911 mortos no país mais populoso da Europa. O instituto defende que a maior parte das contaminações está acontecendo em reuniões privadas e recomenda que esse tipo de encontro seja evitado o máximo possível.

Há mais de 1 milhão de testes sendo realizados por dia no país e a taxa de casos positivos passou de 1% para 3% em poucas semanas. Na quarta, o ministro de Saúde, Jens Spahn, não descartou a possibilidade de estender a outras partes do país as restrições adotadas na cidade de Berchtesgaden, na Baviera, por causa da elevada incidência, com 262,4 novos contágios em cada 100 mil habitantes em uma semana.

"Globalmente, a situação é muito grave", afirmou o presidente do Instituto Robert Koch, Lothar Wieler, acrescentando que o vírus poderia "se espalhar incontrolavelmente" se nada for feito. "Quanto mais pessoas se infectam em ambientes privados, mais o vírus se espalha". Alertas de viagem para áreas de ski na Áustria, Itália e Suíça foram impostas na quinta.

Uma reunião de crise, na semana passada, entre o governo da chanceler Angela Merkel e os 16 estados regionais terminou sem acordo sobre as restrições nacionais comuns. Merkel não escondeu a frustração e se declarou "insatisfeita" com o statu-quo.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Documento pode ser acessado pela Página do Participante. #Itatiaia

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Ministro diz que retomada da economia surpreendeu economistas. #Itatiaia

    Acessar Link