Notícias

Boa alimentação pode ajudar a evitar doenças 

Por Jacqueline Moura/Itatiaia, 18/03/2020 às 13:49
atualizado em: 18/03/2020 às 13:55

Texto:

Foto: Elza Fiuza/Agência Brasil
Elza Fiuza/Agência Brasil

Em época em que o novo coronavírus se espalha pelo mundo, ter como regra uma alimentação saudável pode ajudar a aumentar a imunidade e, automaticamente, evitar vários tipos de infecções. 

“Vários alimentos podem ajudar na melhora do sistema imunológico, responsável por combater qualquer tipo de vírus em nosso organismo. As oleaginosas que são as castanhas, são ricas em selênio, mineral que dá bastante energia. Temos também o ômega 3, que ajuda a proteger veias e artérias de processos inflamatórios. Frutas cítricas, como por exemplo, laranja, limão e acerola, são importantes por conter vitamina c e antioxidantes. Verduras verdes escuras e alimentos integrais são ótimos para a saúde, de maneira geral”, detalha o nutrólogo Guilherme Matos. 

O especialista ainda faz um alerta para a quantidade de fakenews circulando na internet. Uma dessas falsas notícias, a de um soro milagroso para combater o coronavírus, fez com que a Associação Brasileira de Nutrologia divulgasse um comunicado.

“Recentemente a Associação Brasileira de nutrologia chamou a atenção das pessoas sobre alguns profissionais da área que estariam vendendo um soro que melhoraria a imunidade de quem o tomar. Não temos embasamento científico para comprovar que quem tomar o soro vai ter uma melhora no sistema imunológico”. 

Vale destacar que apenas uma boa alimentação não é suficiente para combater o coronavírus. As dicas de higiene contra a doença devem ser cumpridas com disciplina. 

- Lave as mãos com água e sabão por pelo menos 30 segundos várias vezes ao dia.

- Faça a higiene das mãos com álcool em gel 70%.

- Se tiver de tossir ou espirrar, cubra o rosto com o braço dobrado. Isso evita que as secreções do corpo entrem em contato com superfícies ou com outras pessoas.

- Evite contato próximo com pessoas doentes

- Fique em casa quando estiver doente

- Cubra a boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo

- Evite tocar olhos, boca e nariz

- Não frequente ambientes com aglomeração de pessoas.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Segundo o Inep, mais de 5,7 milhões de pessoas já tiveram suas inscrições confirmadas.

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    O impedimento de exercer atividades profissionais imposto aos ex-ministros tem como justificativa o fato de eles terem tido informações privilegiadas no governo.

    Acessar Link