Notícias

Coronavírus preocupa pessoas com doenças reumáticas

Por Jacqueline Moura/Itatiaia, 19/03/2020 às 13:16
atualizado em: 19/03/2020 às 13:27

Texto:


Com o aumento de casos do novo coronavírus no Brasil, as pessoas com doenças reumáticas, como lúpus, fibromialgia e artrite reumatoide devem redobrar a atenção e adotar ainda mais cuidado no combate à doença.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia, as pessoas com a imunidade comprometida, como no caso das doenças reumáticas, podem apresentar infecções de maior gravidade e maior risco para contrair o vírus. Por isso, devem ter maior atenção. 

“O sistema imune desses pacientes é comprometido. Um paciente com lúpus, por exemplo, pode ter os linfócitos baixos e perder proteína na urina, o que deixa a imunidade baixa. O paciente com artrite reumatoide usa um medicamento que deixa a defesa mais baixa. Por isso, estão mais sujeitos a pegar a doença e até ter o quadro mais grave. As ações como lavar as mãos frequentemente, limpar objetos tocados com frequência e evitar contato com os olhos, boca ou nariz sem as mãos limpas devem ser adotadas”, detalha Maria Luiza Toscano, reumatologista.

A médica ainda alerta que as pessoas com doenças reumáticas devem manter assistência médica com reumatologista para avaliar a necessidade de suspensão ou não de medicações que vão deixar a imunidade comprometida.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    O possível empreendimento do Galo poderá ter até cinco andares; saiba mais detalhes #itataiaia

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Cidade mineira soma 203 casos confirmados do novo coronavírus #itatiaia

    Acessar Link