Notícias

Covid-19: cães e gatos de pessoas que já tiveram a doença vão ser testados em estudo para avaliar transmissão

Por Redação , 21/10/2020 às 11:23
atualizado em: 21/10/2020 às 11:30

Texto:

Foto: Pixabay
Pixabay

A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) irá participar de uma pesquisa para descobrir o risco de transmissão da covid-19 entre humanos e animais de estimação. Para isso, cerca de mil cães e gatos de pessoas que tiveram a doença serão testados gratuitamente por swab e exame sorológico.

A pesquisa será feita com animais de cinco capitais do Brasil. Nacionalmente, a pesquisa é liderada pela Universidade Federal do Paraná (Curitiba). O trabalho também será realizado em Campo Grande (MS), Recife (PE) e São Paulo (SP).

O número de bichos selecionados em cada cidade levará em consideração o número de pessoas contaminadas em cada localidade. A intenção é que essa amostra corresponda a cerca de 10% do número de tutores infectados. 

De acordo com a UFMG, a pesquisa tem como objetivo ajudar o poder público a tomar decisão em relação a medidas de prevenção e controle da covid-19 em animais de estimação, como quarentena e isolamento. 

Veja critérios para participar:

- O animal deve viver em uma casa em que o dono esteja em isolamento domiciliar;
- O tutor deve ter diagnóstico laboratorial confirmado para a covid-19 ou resposta imunológica por IgM;
- Duas amostras biológicas serão coletadas em um intervalo médio de sete dias entre uma e outra.

Os interessados que cumprirem e concordarem com todos os critérios devem enviar uma mensagem para o e-mail covidufmg@gmail.com, informando o número de celular, e-mail, nome do tutor e do animal e especificar se é cão ou gato. 

Após a análise dos resultados dos testes os donos dos animais serão informados por telefone, e um laudo eletrônico será enviado a eles por e-mail ou aplicativo de comunicação. Se o resultado for positivo, os demais animais da residência também serão testados, e os familiares, orientados a estabelecer acompanhamento veterinário por 14 dias. As medidas de higiene e proteção individual e coletiva deverão ser intensificadas.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Documento pode ser acessado pela Página do Participante. #Itatiaia

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Ministro diz que retomada da economia surpreendeu economistas. #Itatiaia

    Acessar Link