Notícias

Cruzeiro visita o Grêmio com a obrigação de vencer para ficar a 3 pontos da salvação 

Por Redação , 05/12/2019 às 11:20
atualizado em: 05/12/2019 às 19:12

Texto:

Foto: Bruno Haddad/Cruzeiro
Bruno Haddad/Cruzeiro

O Cruzeiro chega à penúltima rodada do Campeonato Brasileiro dependendo somente do seu desempenho para evitar o primeiro rebaixamento da sua história. Com a derrota do Ceará para o Corinthians, o time celeste escapa se vencer as duas partidas restantes. O primeiro desafio será contra o Grêmio, a partir das 19h15 desta quinta-feira, em Porto Alegre. Depois, na 38ª rodada, o clube encerra a caminhada contra o Palmeiras, no Mineirão. 

Acompanhe, a partir das 19h, a Jornada Esportiva da Itatiaia, com o 1º Time do Rádio. Narração de Alberto Rodrigues, comentários de Léo Figueiredo e reportagens de Emerson Pancieri e Rubens Junior. A ancoragem será de Álvaro Damião.

O time mineiro está em situação desconfortável na briga contra a queda, visto que é o primeiro na zona do descenso com 36 pontos, abaixo do Ceará, seu principal concorrente na luta contra a degola que soma 38. Já são sete jogos sem vencer e três derrotas consecutivas. Uma vitória celeste na Arena do Grêmio colocará a Raposa com 39 pontos, a um triunfo da salvação. 

Nos dois trabalhos que comandou antes do duelo, Adilson Batista, o escolhido para "salvar" o Cruzeiro depois da saída de Abel Braga, priorizou a conversa com o elenco. O treinador dialogou com todo o grupo e também com alguns atletas separadamente, casos de Ederson e Fred.

É muito provável, aliás, que o veterano centroavante retome a titularidade. No último jogo, na derrota por 1 a 0 para o Vasco, ele atuou apenas no segundo tempo. Na ocasião, quem começou a partida foi o camaronês Joel. Após o jogo, o treinador elogiou o desempenho de Fred.

Tentando montar uma estratégia tática eficaz para parar o Grêmio, Adilson deve promover outra alteração no time: a entrada de Edilson na vaga de Pedro Rocha, o que faria o lateral-direito colombiano Orejuela ser deslocado para o ataque para fazer uma dobradinha com Edilson e atuar como uma espécie de ponta.

O único desfalque é o meia-atacante Marquinhos Gabriel, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Thiago Neves também não joga. O meia está afastado e, de acordo com o diretor de futebol Zezé Perrella, não veste mais a camisa do Cruzeiro e está livre para procurar uma nova casa.

Tricolor 

Garantido na fase de grupos da Libertadores, o Grêmio ainda tem motivação nas duas rodadas finais do Campeonato Brasileiro. Uma delas é aumentar a premiação. Atual quinto colocado, com 62 pontos, o tricolor gaúcho pode chegar a 69, figurando, no melhor dos cenários, na terceira posição, o que renderia R$ 29,7 milhões. Se terminar em quinto, vai colocar nos cofres R$ 26,4 milhões. Por isso, o técnico Renato Gaúcho  vai escalar o que tem de melhor.

O principal desfalque para o duelo será o zagueiro Pedro Geromel. Ele não participou do último treino de preparação, nessa quarta-feira (4), por problemas físicos e será substituído por David Braz.

Além disso, o técnico Renato Gaúcho manteve a dúvida entre Pepê e Diego Tardelli no ataque. O primeiro foi titular na última rodada, na vitória por 3 a 0 sobre o São Paulo, mas o centroavante volta a ficar à disposição.

Outros três jogadores retornam: o zagueiro argentino Kannemann, o volante Matheus Henrique e o atacante Alisson. Todos vinham sendo poupados das últimas atividades por conta de desgaste físico, mas voltam ao time titular.

Sobre a possibilidade de rebaixar o Cruzeiro nesta rodada - isso poderá acontecer se o Ceará tiver ganhado ou empatado contra o Corinthians, na quarta-feira -, o técnico Renato Gaúcho tirou a responsabilidade do Grêmio. "Não é o Grêmio nem nenhum outro time que vai rebaixar o Cruzeiro. Se isso acontecer, é consequência do que vem acontecendo no campeonato inteiro. Não é uma partida que vai definir. Somos profissionais e o Grêmio vai jogar como sempre jogou, para vencer", disse o treinador.

Ficha técnica 

Grêmio x Cruzeiro

Grêmio: Paulo Victor; Léo Moura, David Braz (Geromel), Kannemann e Cortez; Maicon, Matheus Henrique, Alisson, Tardelli (Pepê) e Everton; Luciano. Técnico: Renato Gaúcho

Cruzeiro: Fábio; Edilson, Cacá, Léo e Egídio; Henrique, Éderson, Ariel Cabral e Orejuela; David e Fred. Técnico: Adilson Batista

Motivo: 37ª rodada do Campeonato Brasileiro

Data: 5 de dezembro de 2019, quinta-feira, às 19h15

Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)

Árbitro: André Luiz de Freitas Castro (GO)

Auxiliares: Fabrício Vilarinho da Silva (GO) e Cristhian Passos Sorence (GO)

VAR: Wagner Reway (PB)

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    "A família me procurou no início do mês, estava preocupada por ele estar sem advogado", explicou o advogado #itatiaia

    Acessar Link