Notícias

Especialista dá dicas para se informar com segurança sobre o coronavírus e evitar fake news

Por Redação, 30/03/2020 às 15:08
atualizado em: 30/03/2020 às 15:32

Texto:

Ouça na Íntegra
00:00 00:00
Foto: Agência Brasil
Agência Brasil

Diante da pandemia do novo coronavírus é necessário se manter longe das fake news e evitar replicar informações falsas que podem colocar em risco a segurança de outras pessoas. Nesse momento, ficar bem informado e seguir as orientações dos profissionais de saúde é a melhor forma de se proteger e também de cuidar das pessoas que estão à sua volta.

A palestrante, especialista em segurança digital corporativa e segurança digital infantil, Gracielle Torres, dá as dicas de como se informar com segurança:

1. Checar primeiro no Google: se você recebeu uma informação ou uma notícia, especialmente pelas redes sociais, ela deve ser verificada. Copie um trecho da notícia e faça uma pesquisa. Se receber como resposta de três a quatro portais de notícias confiáveis, a notícia tende a ser verdadeira.

2. Checar sites oficiais como o do Ministério da Saúde (www.saude.gov.br), que tem uma uma seção exclusiva para as fake news sobre coronavírus - www.saude.gov.br/fakenews/coronavirus

3. Acessar o aplicativo: o Ministério da Saúde lançou o app Coronavirus-SUS, que pode ser baixado na App Store e Play Store, para obter dicas de prevenção, descrição de sintomas, formas de transmissão, mapa de unidades de saúde e notícias oficiais sobre o coronavírus.

4. Seguir o Instagram da Secretaria de Saúde - @saudemg. Todos os dias é emitido um boletim epidemiológico com os casos confirmados, suspeitos e óbitos no estado.

5. Canal do Ministério da Saúde para tirar dúvidas pelo WhatsApp - (61) 99938-0031. Você será atendido por um robô, que lhe apresentará um menu de opções e você deverá escolher o número correspondente para obter a resposta à dúvida. Informações sobre sintomas, tratamento e outros estão disponíveis nesse canal. 

6. Canal de WhatsApp para tratar das fake news - (61) 99289-4640. Você envia o texto da mensagem que recebeu e ela será analisada, junto às áreas técnicas do Ministério da Saúde, e então você receberá de volta uma mensagem, com um carimbo que informa se ela é falsa ou não. 

7. Disque Saúde - 136. O serviço é gratuito e disponibilizado pelo Ministério da Saúde 24h, todos os dias da semana, para responder dúvidas e perguntas sobre o novo coronavírus e demais assuntos que envolvem a saúde.

8. Atendimento por teleconsulta da Unimed. Acesse o site: portal.unimedbh.com.br/wps/portal/corp/saude_para_voce/coronavirus_codiv19

A prática do isolamento social é necessária para a diminuição da pandemia, evitando uma explosão de casos de contaminação e uma sobrecarga dos serviços de saúde. Se sua atividade permitir, colabore ficando em casa.

Se desejar ouvir o programa novamente, acesse: www.gracielletorres.com.br

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    ⚽️ Jogador afirmou não guardar mágoa do Cruzeiro e disse que tem amigos no clube celeste.

    Acessar Link