Notícias

Governo de Minas oficializa intenção de fechar o Hospital de Campanha, em Belo Horizonte

Por Com informações de Edilene Lopes, 22/10/2020 às 14:34
atualizado em: 22/10/2020 às 14:42

Texto:

Foto: Gil Leonardi/Imprensa MG
Gil Leonardi/Imprensa MG

O Comitê Extraordinário Covid-19 do Governo de Minas publicou no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (22) uma deliberação que revoga os três atos normativos relacionados ao funcionamento do Hospital de Campanha, em Belo Horizonte.

Dessa forma, o governo oficializa a intenção de fechar a unidade, inaugurada em julho no Expominas, no bairro Gameleira, na região Oeste de BH. O hospital foi aberto para atender a pacientes com covid-19 que precisassem de leitos de enfermaria, caso não houvesse vagas em unidades de saúde convencionais.

Na quarta-feira passada (14), a coluna "Em cima do fato", da Itatiaia, informou que os equipamentos que estavam no hospital foram distribuídos para a Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), e os profissionais que trabalhariam na unidade foram realocados.

No dia 12 de setembro, em entrevista ao programa Chamada Geral, da Itatiaia, o secretário de estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, comemorou o fato de o hospital não ter sido usado. “Graças a Deus não precisamos usar. Eu acho que, às vezes, as pessoas confundem um pouco o objetivo do Hospital de Campanha. Nós tínhamos, lá em fevereiro, na Itália, na Espanha, uma mortalidade gigantesca. No Equador, corpos na rua. Naquele momento, ninguém sabia direito qual seria o caminho da epidemia em Minas Gerais”, afirmou.

“Optamos por fazer um seguro. Habitualmente, fazemos seguro rezando para não o usar. Ele foi dimensionado para ser usado na fase cinco da pandemia, que seria a fase em que teríamos a falência dos leitos hospitalares de todo estado. Ou seja, não teríamos mais como atender ninguém. Felizmente, o Hospital de Campanha não precisou ser usado”, completou à época.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Documento pode ser acessado pela Página do Participante. #Itatiaia

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Ministro diz que retomada da economia surpreendeu economistas. #Itatiaia

    Acessar Link