Notícias

Síndrome de burnout aumenta entre os profissinais da saúde durante a pandemia

Por João Felipe Lolli , 19/09/2020 às 10:01
atualizado em: 19/09/2020 às 10:07

Texto:

Ouça na Íntegra
00:00 00:00
Foto: Agência Brasil
Agência Brasil

O trabalho exaustivo a que são submetidos os profissionais da saúde, que são linha de frente no combate a pandemia de coronavírus, cobra seu preço. O desgaste de médicos, quadro de saúde chamado de síndrome de burnout, vem aumentando nos últimos meses. Antes da pandemia a síndrome atingia entre 20 e 30% dos médicos, com a disseminação do novo coronavirus e o aumento da demanda por serviços os registros chegam até 80%.

De acordo com o diretor de defesa profissional do Sindicato dos Médicos de Minas Gerais, Artur Mendes, a síndrome é conhecida pelo esgotamento dos profissionais. “Afeta com mais intensidade aqueles profissionais que estão na linha de frente do atendimento aos agravos de saúde. É angustiante muitas vezes estar defronte o paciente para o qual nós não temos uma resposta ainda satisfatória, isso mexe com as pessoas. Mexer com gente nesse momento de adoecimento e doença tão terrível acaba afetando muito as emoções, a energia, a esperança das pessoas.”

A melhora desse cenário passa por vários caminhos, entre eles melhores condições de trabalho e menor carga de serviço.

“Principalmente reduzindo a carga de estresse, que é uma carga que não é possível reduzir, porque tange ao momento em que a gente está vivendo. Mas a gente pode aí evitar que esse profissional fique muitas horas naquele local, a gente tem uma estrutura adequada para trabalho, a gente tem um reconhecimento adequado desse trabalho que passa também pelo reconhecimento financeiro, não apenas, mas também por esse reconhecimento, e para que essa pessoa possa também naquele local se sentir com meios de realizar o seu trabalho e protegida naquele ambiente”, explica Arthur.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    'O projeto introduz dispositivos claros e objetivos, com penalidade para aqueles que prestarem informações falsas ou deixarem de executar as medidas compensatórias', defend...

    Acessar Link